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quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Você já conheçe o SAV?

Quando você é se depara com um serviço de 0800, qual é a sua reação?

Criados como SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente, as agências tem a tarefa de fazer com que os clientes, saiam satisfeitos da ouvidoria telefônica. O legal é de que o chamado 0800 é gratuito (pelo menos na essência) e isso nos dá um alívio de que, não vamos pagar nada. Mas em compensação, pagamos “paciência por minutos” de espera, até que um santo ramal seja o salvador de nossos tímpanos, que ficam ouvindo aquelas “sinfonias”.

Bom, me alonguei demais pra dizer que os Call-Center, nem sempre são aquela propaganda toda, salvo algumas exceções e na maioria não são companhias telefônicas.

Mas, de fato, ouvir e resolver são duas tarefas “indesejáveis”, em muitos casos. Uma mulher disse “quando a gente está bem, todo mundo escuta com a gente, agora, quando preciso desabafar, ninguém para pra ouvir”, me coloco no direito de esconder a identidade da reclamante, mas certamente, não conhece esse blog, visto que eu a não conheço também.

Eu memorizei essa fala com a minha linha “0800” ligada, no ramal de “metido”.

No disque-desabafos do cotidiano, encontramos muitos SAV – Serviços de Atendimento a Vida, que estão desligados, fora do ar, em pane – se duvidar, longe de ser um serviço gratuito. Estamos claro, preocupados com o nosso problema, sendo que o nosso Sistema Vip serve só para clientes em potenciais.
Por que será temos dificuldade de ouvir, em meio há uma discussão, por exemplo – seja entre amigos/e inimigos, namorados, casais, na empresa etc. – querendo sempre ser o “senhor da razão”.

Muitos clientes se sentem realizados somente pelo fato de terem sido ouvidos. Essa é a origem dos 0800, embora, a solução do problema não aconteça, o cliente sai “satisfeito”, pois o que o o angustiava, já foi despachado.

Assim acontece com nós. A falta de 0800, mais “emotivos” em nossas vidas, pode ter gerado situações de conflitos. Podem dizer que você só sabe “reclamar”, e não sabe ouvir, dialogar, pra chegar num consenso.

Isto está ligado a pré-julgamentos, brigas, desentendimentos e que sabe, a uma má imagem pessoal, de que nós falamos mais do que ouvimos de nós mesmos. O que quero dizer com isso? Se existisse, um 0800, pra denunciar que seu comportamento como: pai, mãe, filho, aluno, funcionário, vizinho, namorado, marido, esposa etc. O que falariam?

“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”. Tiago 1:19

Alô, aqui é 0800 SAV posso ajudar?

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