Páginas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

“Tal”

Renato Russo já cantava “Quem inventou o amor?”, e seguia, “me explica, por favor,” – na música “Antes Das Seis”. Na canção, o questionamento é feito por oito vezes, já o pedido de resposta, foi repetido por sete vezes. Pela soma o questionamento foi maior e acabou não sendo respondido.

Se um exímio poeta não respondeu, o que dirá você deste blogueiro? Mas como uma amiga leitora deste blog não quis me dar um tema mais fácil, vou fazer de tudo pra tentar tirar uma “conclusão”.

Você concorda comigo que o amor é universal? Olha, falam dele em todos quatro cantos do planeta. Até na Lua, eu vejo astronautas dizendo que amam esse mundo – mas deixemos a astronomia pra outra hora.


Aqui no Brasil, falar de amor é simples, o famoso “Eu te amo” ou “É o amor”, (de tantas músicas e comerciais) não é complicado de falar, agora, pra vivê-lo, entende-lo, cumpri-lo, testemunhá-lo, não é tarefa fácil.
Acompanhe.

Em Chinês, Wo ai ni, "eu te amo", em Japonês Amae(甘え), em Grego tem as expressões “philia, Eros, agape, storge e adidasa”, sendo o Agape, o mais moderno, de sentido "o amor da alma". As palavras de amor no idioma grego - Eros (amor sexual e amor conjugal) e storge (amor entre a criança e a mãe). Roma Antiga (latim) Amare é a base para a palavra “aportuguesada” amor – esse é o que nos coloca um ponto final de tantas outras origens eu podia usar aqui, porque se não vou deixar voçê cansado de ler palavras “estranhas”, que resumindo, é o tal do Amor” , então, vamos prosseguir.


Leia isso: Preste atenção escritor, a palavra Tal, será importante em determinado momento.


Vamos a mais uma trilha sonora?

De Rita Lee.
Amor é um livro
Sexo é esporte
Sexo é escolha
Amor é sorte...
Amor sem sexo
É amizade
Sexo sem amor
É vontade...


Talhei a canção. Mas apenas pra encurtar nossa interlocução textual.
 Viram que o caso é complexo. O que é amor e o que é sexo? A letra nos dá uns fenótipos sobre as relações, que no mínimo, envolvem duas pessoas. Diga você se consegue viver sem - e qual deles prefere – porém, saiba que juntos podem ser um paraíso – ou sensasão dele – já em fase de dissolução, pode se tornar um inferno – já que somos atados nos laços da indesição – na grande pergunta, se a escolha fosse uma só – o que queremos de verdade?


Mas por que os humanos entram em guerra? Falta de amor ou falta de sexo? A não ser que a falta de “Poder = dinheiro” interfira mais. Mas como, trocar amor e sexo por dinheiro? Nas casas noturnas, o dinheiro vai e o sexo vem, porém – o amor da mulher amada, fica no lado de fora – e no fim, o infeliz volta sem dinheiro e o sexo ficou nas quatro paredes. Na certa, o cliente continuará na busca por um amor.Já a atendende, ou prostituta, parece amar o que faz.

Qual será o verdadeiro sentimento?
Acho que coloco um ponto final neste espaço destinado a uma discussão que na verdade se resume na estrofe final da música.
Amor é isso
Sexo é aquilo
E coisa e tal!
E tal e coisa!

Leitor, a importância do Tal que ganhou o titúlo, ainda não chegou.
Deixando de lado aspectos conjugais,o amor é mais raro do que o sexo – pois se não fosse, até o amor seria vendido – como corpos. Não é por acaso, que ele, o Amor é tão procurado por nós.


Frejat, já cantava em Segredo
Procuro um amor
Que seja bom prá mim
Vou procurar
Eu vou até o fim...


Que coisa “tal” é essa que a música de Rita Lee fala?
Cheguei no ponto de colocar pontos finais – para sua alegria e rédias para os meus dedos – como no fim de uma história, que deixará um suspense de “segundo espisódio”.

Não poderia deixar de citar essa passagem, que pra mim, resume o contexto de tudo sobre Amor. E aí, que entra o “tal” como protagonista da construção sintática e analítica.

A Bíblia diz – por favor, considere pelo aspecto de sobrevivência humana e espiritual.

Em João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Em 1 Coríntios 13:4-7 “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”


O amor é uma Lei - em Mateus 22:37-40 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Prefiro não explicar esses versículos – quem prega não é eu – mas apenas estou regando em sua vida, a verdadeira existência do Amor.

Resumindo, creia que de "tal = de todo o coração"que o Amor existe e viverás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário