Páginas

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

“Seja um aquecedor de vida”

As leis da física nos dizem que não existe “fazer frio” e sim ocorre a retirada de calor de um determinado corpo. Não vou me alongar, mas, aproveito pra levantar aquela polêmica “o frio é psicológico?”, e daí não me cabe tentativas de explicações, só a exata certeza de que ele existe.

Por sua vez, o calor só ocorre quando há trocas de temperaturas,aceleração de moléculas e por aí vai.

O que me chama atenção nesse processo – ainda que diga a respeito do campo físico – é de que pra sentirmos a sensação de baixa temperatura, nós temos que perder o calor. Por sua vez, pra ficarmos quentes, temos que perder o frio. É lógico, mas quero chegar à analogia de nossas ações humanas.

Já imaginou que uma boa ação pode representar um aumento significativo na temperatura de vida de uma pessoa? Se você a ama, a troca de calor será mais intensa, e os corpos podem atingir grau elevados, de maneira mais rápida.

Agora, quando ocorre em corpos estranhos, nos custará uma aceleração de maneira mais efetiva. Jesus (costumo usar ele nos exemplos e espero que não me tenhas como um religioso "fanático") disse que, quem tiver duas túnicas, reparta com seu próximo, o qual não tem. Certamente, ele nos mostra que é possível mudar o termômetro da vida – no mais variados casos –e assim promover uma sensação diferente.

Não raras vezes, usamos palavras para colocar mais frio nas pessoas, ou como a física diz “retirar o calor” delas. Brigas, orgulho, ódio, egoísmo, são palavras que não tem calor.

Por isso, sugiro que refletimos a possibilidade de nos tornamos aquecedores de vida. Claro que a alta temperatura, em demasia, pode ser prejudicial à saúde – como nos casos de câncer de pele – porém, se vivermos em temperaturas elevadas no sentido de uma má conduta, em breve, elas nos tornarão “estado gasoso”, assim, deixaremos de viver no campo de elementos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário