Páginas

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

“No ringue contra o tempo”

Tava assistindo o filme “Rocky V” (último filme da saga) e depois daquelas cenas sanguinárias em que Balboa solta bolhas de sangue pela boca, virando o pescoço em movimento de uma mola em câmera lenta, ouvi uma frase que me chamou atenção.

O oponente, atual campeão dos pesos pesados, Mason Dixon, disse ao velho lutador, que estava há décadas aposentado do boxe.

“Você é um velho louco”, se referindo como algo insano, o fato de Rocky, ter aceitado o desafio. Como se fosse um jab – estilo Sylvester Stallone– o boxeador, que no primeiro round só conseguiu conectar 9 de 13 golpes contra aos 59 de 69 de Mason, disse “você vai chegar lá um dia”.

A frase não diminuiu as dores de Balboa, que já estava "acostumado" de levar tanta porrada. Nem mesmo tirou a fúria de Dixon,(que pra variar continuou batendo) mas serviu no meio de tantos socos, como um nocaute, na consciência do jovem pugilista.

E no fim do combate, Rocky solta mais um "murro", só que desta vez contra ele mesmo. Balboa diz ao seu amigo Paulie: “A fera que tinha aqui dentro saiu”, expulsando a desconfiança.

No filme, a vitória no ringue foi de Dixon, por apenas 1 ponto. Na conciência, Rocky ganhou de forma acachapante.

Claro amigo leitor, é só um filme – mas essas cenas muitas vezes são interpretadas na sociedade – quando testemunhamos maus-tratos contra pessoas idosas.

Pessoas que construíram no passado o mundo que temos hoje, merecem todo o nosso respeito. Elas muitas vezes são desprezadas, sem direito a uma boa aposentadoria – sofrendo como se fossem a “lona”, nocauteadas no ringue social – e no fim, estão dizendo o mesmo que o pugilista italiano “um dia vocês vão chegar lá”. Só pra ressaltar, no filme, Rocky era chamado de "O Garanhão Italiano", embora tenha se criado com o boxeador Apollo, no Estado da Filadélfia (EUA).

Pra mim faltam algumas décadas, porém quero chegar sendo um lutador " no ringue do tempo",e não correr, das lutas desta vida.

Um comentário: