Páginas

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

“Quero ser um instrumento”


Eu não sou dos melhores músicos – pra ser sincero, usar o qualitativo “melhor” é meio que um abuso autoral – então, me contento com “bom ouvinte”. O som dos instrumentos me deixa impressionado. Conheço de ver, fazer, ouvir, ler algumas notas - que me salvam quando estou com um violão na mão – mas, por favor, minhas aventuras já foram tantas, que entendi que o melhor pra mim e para o público, é que eu fique calado, sem remorsos.
A música é uma dádiva. Mas de muitas coisas que poderia falar aqui, quero pedir compreensão do leitor para apenas uma vertente. A importância dos instrumentos. As orquestras são coroadas pela grande diversidade de diferentes equipamentos, ressonantes de diferentes timbres, tonalidades, acordes, sons... Deixemos os termos técnicos pra quem entende.
Indo direto ao ponto, acho que podemos sim ser instrumentos de paz, amor, alegrias, consolos, compaixão e uma série de virtudes humanas. Estamos vivendo em tempos que a harmonia entre os homens anda descompassada. Todo mundo quer ser maestro, ter na mão a “batuta da autoridade” e com uma "arrajnar" na vida do próximo, melodias tristes, acordes diminutos, resultando em desafinações - e ver a “banda passar” sem nenhum aplauso, torcida...
Fiquei aí numa espécie de “campo harmônico das palavras”, o que precisa de partitura para ser entendido – imagino eu. Saindo das Cifras – que sempre me ajudam – para a aula pratica.
Nós podemos fazer a diferença no nosso dia-a-dia. Eu peço a Deus que me ensine a ser assim. Todos a manhãs quando saio – logo cedo, ás 5h30min da matina, meio dormindo ainda – sempre falo ao Senhor, que eu possa ser um instrumento na mão dele – e que me sirva à sabedoria de melhor lição, seja com erros ou acertos.
Gosto de sorrir para as senhoras, ou senhores – isso é uma revelação, nunca tinha falado disso a ninguém e nem aqui, não que seja algo colossal. É que nos dias de hoje, ta na moda "má-aventuranças" e para desavisados, essa é uma atitude "torpe". É realmente uma coisa impressionante, como nosso sorriso pode gerar uma reação tão rápida  - experimente, sorria para quem não te mostra os dentes.


Geralmente, eles olham sem meio que entender... Depois dão um sorriso de muita ternura – o que pra mim vale muito. Claro leitor... Essa é uma atitude cotidiana e que não nos exige nenhum esforço e nem estou citando para dar como exemplo mor – até porque, imagino que há uma minoria despreocupada coma reciprocidade entre jovens e idosos.
Tenho consciência que eu como instrumento, estou muito longe da afinação perfeita. Fico admirado como existem pessoas que se doam pelos outros – isso é realmente uma “orquestra fraterna”, de todos os sentimentos humanos que podem ser “dedilhados” – quando deixamos de viver o nosso “Eu”, pra vivermos o nosso “Nós”, ou “você”.
"Oração da Paz", atribuída a S. Francisco de Assis. 
Senhor, fazei de mim um Instrumento da Vossa Paz!
Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz!

Onde houver ódio, que eu leve o amor
 Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Onde houver discórdia, que eu leve a união
Onde houver dúvida, que eu leve a
Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde houver desespero, que eu leve a esperança
 Onde houver tristeza, que eu leve a alegria
 
Onde houver trevas, que eu leve a luz
 Senhor, que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado; Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se ressuscita para a vida eterna.

Um comentário:

  1. Você é um instrumento de paz Jaison. Nesta semana eu fui a beneficiada!!! Obrigada pela sua amizade!

    ResponderExcluir