Páginas

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

“Paciência no meio do caminho”

Muitas coisas aparecem em nossas vidas. O escritor carioca Carlos Drummond de Andrade escreveu “tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Uma amiga  falou há poucos dias “tinha um carro, tinha um carro no meio do caminho” e foi no sentido de narrar um acidente. Roberto Carlos já cantava, “toda pedra no caminho é possível retirar” no fim de tudo resumimos “é preciso saber viver”. O carro os guinchos tiram é claro.

No seu caminho também tem pedras? Carros, motos, pessoas, dificuldades, dores, doenças e muitos obstáculos? Eu digo que no meu caminho também tem pedras. E não só. Hoje pela manhã, “tinha uma fila, tinha uma fila no meu caminho, é no meu caminho tinha uma fila”, e pior, a famigerada fila bancária. Quando cheguei, muitos estavam na minha frente. Atrás mim foi se acumulando mais gente, e eles reclamavam também “fila no meio do caminho”.

Bom, passaram os 20 minutos estipulados por lei. O que faria então? Nada, a não ser, ter muita paciência. Ouvia música no celular e pouco ouvia as pessoas conversarem – que na verdade eram pouquíssimas e longe de mim. Mas, depois que os fones saíram do meu ouvido, captei alguns detalhes, já conhecidos.
“essa fila não anda”, e, “isso é uma vergonha, 40 pessoas para dois caixas atenderem”. A paciência de todos foi testada. Acho que a maioria reprovou, inclusive eu. Paciência é uma virtude e um bom treinamento são as filas - bancárias principalmente.

Mas há quem possa dizer “a se todo problema fosse este”. Corretíssimo eu diria. Existem situações em nossa vida que estamos como numa fila. Quem sabe, pra receber o nosso sonho, pagar nossas dívidas, seja real ou sentimental, conquistar uma vitória de vida, construir a casa própria, comprar um carro, fazer 18 anos, ganhar a aposentadoria, ou quem sabe, alcançar o milagre. Em muitas ocasiões não se têm como furar a fila, - a não ser de maneira imoral. A senha é uma só: esperar, crer, ter fé, agir com calma, escutar uma música, dar um sorriso, e acima de tudo, respirar - vale até contar até 10.

Perder a paciência nessas horas pode nos acarretar mais problemas, angustias e quem sabe discussões desnecessárias. Quando chegarmos ao caixa, vamos: sacar, pagar, pegar emprestado – tudo menos o roubo hein – e vamos sair – se a porta giratória deixar –, com a consciência de que, um dia, ou no próximo mês, dia ou horas – voltaremos para fila da vida.

Então direi “tenha paciência, tenha paciência no meio do caminho”.

Um comentário:

  1. A paciência é uma virtude, meu caro. E poucos têm a felicidade de ususfruir dela. Abraços e parabéns pelo espaço.

    ResponderExcluir