Páginas

sábado, 21 de agosto de 2010

“Quem falhou?”

Sugeriam-me um tema “Falhamos muito mais por timidez do que por ousadia”.

Começo pelo “falhamos”, e pergunto por quê? O objetivo não foi alcançado é a resposta mais imediata. Sigo para o “muito”. Pode significar que não foram poucas as vezes que o alvo não foi acertado, bem no meio de um diagrama de anéis concêntricos – aqui me lembrei da importância de três itens: o arco fecha e o flecheiro. O alvo não tem culpa, ele que foi escolhido. O vento não dá licença em sua passagem, então são fatores do item “muito”. A significância do “mais”. Recorro a "A última flor do Lácio", amada do escritor Olavo Bilac.

A nossa língua portuguesa me sugeriu seguir pelas classificações dos advérbios “muito mais”, como um grau comparativo de superioridade, ou seja, se o amigo leitor, já falhou “muito menos” (o muito reforça, aí, intensivamente e não qualitativamente, entrando no grau inferior de comparação), significa que teve menos erros do que o nosso “muito mais”. Sigamos. “por” chegou a sua vez. A preposição nos liga diretamente a “timidez”, que já me torna o próximo ponto.

Essa não é uma palavrinha tão simples de explicar. Na calada da noite não tive ousadia de continuar, ousei agora pela manhã. Timidez tem vários conceitos.

Acho que no contexto da frase se refere a certo medo, temor, desconforto etc. Voltarei ao tema logo na sequencia, pois o “do que por”, me apressam, para chegar no ponto “ousadia”.

O último conceito da frase é tido como aspecto quase vital para alcançarmos o sucesso, e se confronta com a timidez. Pra analisar de forma geral, tanto a ambição e o acanhamento, diante dos desafios, podem proporcionar alegrias e tristezas.

Dependendo do caso, pode deixar você com vergonha - uma vertente da timidez nada desejável. Ou até mais ousado, um caminho que só o risco pode gerar avanço.

Acho que um bom caminho é ser quem você é; se for tímido lute ousadamente, se for ao contrário, ouse, nem que pra isso a timidez seja sua arma de guerra. Isso existe? Acho que sim, pois conheço pessoas que não são tímidas, mas tem vergonha de exporem que são por dentro – neste caso tomemos cuidado.

Por fim – quem bom, chegou até aqui? Foi ousado hein! – termino dizendo que “Falhamos muito mais por timidez do que por ousadia”, mas jamais “falharemos se nunca desistirmos, com timidez ou ousadia”.

Um comentário:

  1. Muito interessante essa reflexão. E muito inteligente também. Analisando a essência da frase para se ter certeza da veracidade dela. Parabéns

    ResponderExcluir