Páginas

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

“Fumaça de vida”

Dois adolescentes conversavam em frente a uma escola, sobre qual era a melhor marca de cigarros. Conseguiu pescar esse debate com meu ouvido, quando passava por eles. Não pude ajudá-los, porque não sou fumante. Mas fiquei pensando, por melhor que a marca seja, não vai produzir benefícios a saúde dos garotos. Neste ensejo, tenho a dizer que não tenho nada contra fumantes. Tenho parentes, amigos, desconhecidos próximos que fumam, na minha frente ou não, isso não importa.

Sou contra o cigarro. Como aquela comparação bíblica “Deus odeia o pecado e ama o pecador”, digo no paralelo que “odeio o cigarro, mas amo o fumante”. Não pelo seu vício, sim pela sua importância, pois se ele deixar de fumar, mais saúde teremos. Ele até mais que eu.

Mas o que me fez pensar sobre a dupla de jovens, é o envolvimento precoce deles com a nicotina. Embora já se diga que cigarro é droga pra caretas, num mundo de marginalizados e dominados por drogas potentes, creio que ainda seja um “caminho mau” para inúmeros jovens, sem consciência de que “amanha” a vítima de alucinações causadas pelo crack pode ser eles. Aí eu pergunto.

O que será dessas vítimas? Mais um pra roubar, matar, furtar, e se bandear para o crime, e perder sua juventude?

Faço revelação aos amigos. Nos meus tempos de guri, cheguei a experimentar o fumo do cigarro, o que me custou cuspes, tossidas e não poucas broncas. Mas no meu tempo, eu meus colegas, tivemos que fazer uma estratégia de guerra pra se esconder dos inimigos, que eram pais, professores e vizinhos. Minha experiência deu pra contar ás horas e não digo nada de quem estava comigo. Acho que todos somos apresentados ao consumo, nós é que decidimos? Ou ele nos traga?.

Tive como muitos, a felicidade de não ser dominado por esse vicio, e não por isso entendo ser melhor que aqueles não conseguiram, afinal, nada temos de diferente – a não serem as condições pulmonares.

Hoje em dia, a gurizada tá apavorando, fumando até em frente ás escolas, em locais públicos, quanto mais aparece melhor. E ainda se tem espaço pra um fórum “Qual é o melhor para tragar?”

Diga-me que sou careta, mas quero continuar sendo ignorante e o mais quadrado, pra me opor a idéia de que essa não é uma virtude da vida.

Um comentário:

  1. Faço de suas palavras as minhas...

    "Diga-me que sou careta, mas quero continuar sendo ignorante e o mais quadrado, pra me opor a idéia de que essa não é uma virtude da vida."

    ResponderExcluir