Páginas

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

“Sombra e Água fresca”

“O sol nasce para todos, mas nem todos merecem sombra”. Frase interessante essa que ouvi. Fiquei refletindo. Neste caso o sol representa oportunidades, que são na maioria dos casos, evidência de muita sorte, riquezas ou até mesmo felicidade no amor.
Se o sol/oportunidade resplandece a todos nós, por que existem pessoas beneficiadas com a sombra, meio que de forma "exclusiva"?
Em primeiro lugar podemos dizer que se queremos a sombra precisamos passar pelo sol. Isso significa muita ralação. Aguentar situações ardentes, viver em extremos nos desertos da vida.
Quem nunca procurou uma sombra? Em meio a um cansaço, a sombra é um refúgio. Ainda que um pequeno risco de sobra não nos proteja por inteiro dos raios ultravioletas, queremos ficar por uns minutos naquele filete que rompe a voracidade escaldante.
Mas é preciso admitir. O espaço de sombra em dia de céu aberto é limitado. É impossível concentrar a todos. Quem merece chegar ao sucesso? Ao sossego de saber que suas riquezas ou virtudes fará de você uma pessoa feliz, próspera.  
Pra encurtar as parábolas vamos direto ao ponto. Essa correria que a vida nos envolve, faz de nós, peregrinos sem rumo certo. Quando que a sombra se formará ou será suficiente? E quando tempo vai durar?
Eu creio numa sombra que não se dissipa com o descambar do dia, nascer do sol ou nas profundezas do inferno.
Deus é a nossa sombra para todos os momentos. Isso não significa que não teremos desertos. O próprio Jesus sofreu no deserto a mais covarde tentação. Mas ele tinha a sombra do pai. Sabia que Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará”. Salmo 91, versículo 1.
Ai está o grande segredo. Não apenas passar um tempo, mas habitar no esconderijo (coração) do Senhor.  Nas asas de Deus há espaço para todos os filhos. Não importa a religião, cor, posição social.
Viver sem sol, ou seja, sem buscar oportunidades de crescimento é impossível chegar a sombra da vida. Quero dizer que não podemos ficar esperando que os frutos cresçam sem plantar sementes.

Temos que trabalhar, estudar, aproveitar oportunidades e buscar o melhor. Sempre claro, dando o melhor de nós. Por isso o livro de Eclesiastes, capítulo 11 nos ensina, nos versículos 6 e 7.
“Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.”
“Certamente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol.” 

Mas quando nos faltar paz, amor, saúde, alegria e confiança, devemos nos refugiar. Pra isso é preciso renunciar aos nossos egos, desejos, sonhos e confiar que na sombra de Deus nossa vida estará a salva. O salmista fez o mesmo...
SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias. – Salmo 23.





3 comentários:

  1. Um abraço e sucesso caro amigo!

    Darckson Lira.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto amigo! Já estou seguindo teu blog!Se você quiser seguir o meu também: http://parfumdelys.blogspot.com

    Abraços, Fran

    ResponderExcluir
  3. Rsrs.. obrigada Jaison, se você puder indicar!! Abraços, Fran

    ResponderExcluir