Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

“O velho Bob já dizia”

Uma frase dita por Bob Marley sempre acompanha meus pensamentos, nos momentos de devaneios sobre a particularidade da vida.
Ele disse: “vocês riem de mim porque sou diferente. E eu rio de vocês porque vocês são todos iguais”. Todos nós somos diferentes.
Não há no mundo, um ser que tem a mesma impressão digital que minha, que a sua. E por aí vai. Os exemplos podem ser tantos. Mas Marley foi feliz em dizer que de fato, muitas vezes somos iguais.
O abismo que divide o ser diferente e o ser é igual, é o estilo de vida. Ou nos cabe também citações como: o modo de pensar, agir, analisar, crer, amar, odiar e de modo geral viver.
Tornar-nos igual aos outros é muito mais fácil. Já existe um modelo a ser seguido. Mas está aí um engano, não podemos nos tornar outra pessoa sem que antes o nosso “EU” deixe de existir.
Daí é que coloco em questão.
Quanto vale o seu Eu? Há pessoas que se vendem e que se deixam ser trocadas. Menosprezam-se por desejos, vaidades, dinheiro, fama, moral, violência. Pra resumir, prostituem o seu íntimo sentimento de vida para alcançar efemeridades.
Às vezes somos tentados a querer ser igual a alguém. Acho que isso é um processo natural. Mas nos serve de reflexão. Será que existem pessoas que “copiam” nosso modo de ser?
Será que existe algo em nós que pode ser produto da máquina de Xerox da vida? Que se chama Exemplo.  Sendo igual ou diferente de todos, devemos ter certeza que a autenticidade nos tornará único, diferente de todos os seres iguais.

Um comentário: